e-escola

e-lab

Cada sala de controlo, que corresponde a uma determinada experiência, dispõe dum espaço próprio, onde se sugere um protocolo experimental, sugestões de variantes à experiência, bem como as explicações e análises dos dados.

O e-lab é um espaço onde podem ser realizadas experiências reais através da Internet.

As experiências estão montadas e instaladas fisicamente num laboratório do Instituto Superior TécnicoLink externo. A experiencia é controlada pelo seu administrador, que não é mais do que o primeiro membro da lista de espera dos utilizadores interessados em realizá-la. Existe, também, uma lista que permite, por exemplo, que um professor realize a experiência e os seus alunos recebam em simultâneo a imagem e os dados, apesar de poderem estar em locais fisicamente distantes.

Os dados das experiências e a imagem dos acontecimentos (vídeos) são captados por meio de sensores conectados, directa ou indirectamente, a um computador central, de onde são difundidos através da Internet.

Cada sala de controlo, que corresponde a uma determinada experiência, dispõe dum espaço próprio, onde se sugere um protocolo experimental, sugestões de variantes à experiência, bem como as explicações e análises dos dados. Cada sala de controlo dispõe, também, de um chat onde todos podem tecer comentários e trocar informação sobre a experiência e sobre a análise dos dados.

Sala de controlo, aparato experimental, protocolo e montagem experimental são conceitos fundamentais no e-lab:

Os utilizadores do portal e-escola podem enviar sugestões ou relatórios das suas experiências para elab@e-escola.pt.

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento