e-escola

Portal e-LEE (e-Learning Tools for Electrical Engineering)

Publicado em 23/01/2006 | Outros

O portal e-LEE (e-Learning Tools for Electrical Engineering) foi criado no âmbito de um projecto co-financiado pela acção Sócrates-Minerva da União Europeia, por iniciativa de 4 Universidades europeias; a Université Catholique de Louvain, Bélgica, a Hautes Etudes d'Ingénieur, Lille, França, a Universitatea din Craiova, Roménia e o Instituto Superior Técnico. Cada uma destas universidades desenvolveu recursos multimédia (exposições teóricas, animações, laboratórios virtuais, exercícios e questionários de escolha múltipla) numa determinada temática (as quatro existentes actualmente são: Circuitos EléctricosLink externo, Electrónica de PotênciaLink externo, Máquinas EléctricasLink externo e Energias RenováveisLink externo).

Posteriormente, cada uma destas temáticas foi traduzida e adaptada para a língua materna de cada um dos países envolvidos (francês, romeno e português) pelo que, apesar de os professores do IST envolvidos no projecto terem desenvolvido apenas os “Circuitos Eléctricos”, as 3 outras temáticas também se encontram traduzidas e adaptadas para a língua portuguesa.

Paralelamente ao desenvolvimento das ferramentas multimédia e inserido no projecto, decorreu uma avaliaçãoLink externo cujo responsável era independente das 4 universidades envolvidas e cujo objectivo era aferir as expectativas, a aceitação e os resultados obtidos junto dos estudantes e professores; cerca de 700 alunos e 19 professores participaram nesta avaliação cujos resultados se encontram publicados no portal.

Também por iniciativa destas 4 universidades, foi fundada uma associação europeiaLink externo que tem como objectivos o desenvolvimento, a promoção e a avaliação de recursos pedagógicos multimédia para o ensino da engenharia e, em particular, para o ensino da engenharia electrotécnica. É através desta associação que se podem obter, por exemplo, cópias em CD do site, afim de facilitar a projecção de animações durante as aulas ou o estudo individual sem estar ligado à rede.

O portal é de acesso inteiramente livre e encontra-se disponível em www.e-lee.netLink externo.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento