e-escola

Ciências da Engenharia

A Engenharia é a disciplina e a arte de combinar conhecimentos técnicos e científicos e a de utilizar recursos naturais por forma a conceber, projectar, construir e explorar materiais, estruturas, máquinas, equipamentos, sistemas e processos...

A palavra Engenharia deriva do Latim ingenium que significa talento, capacidade inventiva.

A Engenharia é a disciplina e a arte de combinar conhecimentos técnicos e científicos e a de utilizar recursos naturais por forma a conceber, projectar, construir e explorar materiais, estruturas, máquinas, equipamentos, sistemas e processos que devem corresponder a um determinado objectivo e satisfazer determinados critérios.

Pode considerar-se que a Engenharia esteve presente na vida da Humanidade desde tempos remotos, nos quais foram inventadas a Roda e a Alavanca. Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de Engenharia: a exploração dos princípios básicos da física para o desenvolvimento de ferramentas e metodologias essenciais para a melhoria da qualidade de vida das populações.

A Engenharia utiliza as Ciências Básicas na busca de soluções adequadas para os problemas com que se depara ou na procura da melhoria das respostas que entretanto já conseguiu obter. Os Engenheiros devem possuir um sólido e profundo conhecimento das Ciências Básicas necessárias para o desenvolvimento dos seus projectos. Se na resolução de um determinado problema existirem várias opções, o Engenheiro deve estar capacitado para ponderar os méritos relativos e escolher a solução que melhor se adapta aos requisitos iniciais.

O Engenheiro deve também identificar, compreender e interpretar as restrições ao desenvolvimento do projecto por forma a assegurar o sucesso do seu produto. Estas restrições podem incluir limitações dos recursos naturais disponíveis, dificuldades técnicas associadas ao seu desenvolvimento e/ou exploração e questões associadas ao custo e segurança.

Nesta área do e-escola pretende-se promover a divulgação e a aprendizagem no domínio das Ciências da Engenharia, bem como, a divulgação da actividade científica que se encontra a ser desenvolvida no Instituto Superior Técnico, a este nível.

Os conteúdos apresentados na área de Ciências da Engenharia foram desenvolvidos por docentes de vários Departamentos de Engenharia do Instituto Superior Técnico.

Os tópicos são tratados com graus de profundidade diferente, desde o básico até ao avançado. Assim, quer seja aluno do ensino secundário ou superior, professor ou investigador, esperamos que a utilização da área de Ciências da Engenharia no e-escola lhe facilite e oriente a descoberta e aprendizagem ou a consolidação e aprofundamento das matérias relacionadas com este domínio.

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento