e-escola

Biologia

Este espaço pretende promover a cultura científica e a aprendizagem no domínio das Ciências da Vida, com particular ênfase na Microbiologia e nas modernas abordagens da Biologia Molecular e Engenharia Genética, Genómica Funcional, Proteómica e Bioinformática.

Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia
Centro de Engenharia Biológica e Química

Acabou de entrar na área do portal e-escola dedicada à Biologia.

Este espaço pretende promover a cultura científica e a aprendizagem no domínio das Ciências da Vida, com particular ênfase na Microbiologia e nas modernas abordagens da Biologia Molecular e Engenharia Genética, Genómica Funcional, Proteómica e Bioinformática, pós-sequenciação de genomas de várias centenas de seres vivos. Pretende ainda valorizar o ensino experimental e explorar as novas abordagens e metodologias experimentais e computacionais típicas desta era pós-genómica.

A área de Biologia no e-escola encontra-se organizada em 4 grandes temas: Microbiologia, Engenharia Genética e outras abordagens moleculares, Genómica Funcional, Proteómica e Bioinformática, e Laboratórios de Biologia. Disponibilizam-se textos em português e ilustrações originais relacionadas, guias de trabalhos laboratoriais e de utilização de bases de dados biológicos e de ferramentas computacionais. Estes conteúdos são elucidativos da importância da experimentação e da bioinformática na Biologia moderna. As experiências poderão vir a ser executadas em laboratórios de ensino, de investigação ou de rotina laboratorial, em diversas áreas de actividade, e pretendem estimular a curiosidade, o espírito científico e a aprendizagem no domínio das Ciências da Vida.

Neste espaço é possível aprender, explorar e aplicar os conhecimentos que se vão adquirindo ao navegar pelos vários caminhos disponíveis. Quer seja aluno do ensino secundário ou superior, professor, investigador, outro profissional em áreas associadas às Ciências da Vida, ou simplesmente um curioso, esperamos que a utilização livre deste portal facilite e oriente a aprendizagem ou a consolidação e aprofundamento das matérias tratadas, permitindo avançar, até ao nível que entender apropriado.

Os conteúdos desta área do portal e-escola foram desenvolvidos por Professores, da área científico-pedagógica de Ciências Biológicas do Departamento de Engenharia Química e BiológicaLink externo e por outros investigadores, do grupo de investigação em Ciências BiológicasLink externo do Instituto de Biotecnologia e BioengenhariaLink externo , do Centro de Engenharia Biológica e QuímicaLink externo (CEBQ) do Instituto Superior TécnicoLink externo.

Novos conteúdos serão publicados, progressivamente, nos quatro grandes temas da área, nomeadamente:

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento